Embora muito consumido, a fabricação do vidro continua sendo um mistério para muitas pessoas. Por isso, explicaremos o passo a passo da criação desse material indispensável nas nossas vidas! Confira abaixo:
O vidro é a junção de 4 ingredientes. 70% de areia, 14% de sódio, 14% de cálcio e 2% de componentes químicos. Todos esses componentes são misturados e em seguida vão para um forno industrial, com temperaturas de até 1.500 Cº. Essa mistura passa horas no forno até se fundir, virando um material espesso, com a coloração dourada, como o mel.
Essa ‘gosma’ é colocada em moldes variados. O primeiro molde serve apenas para dar um contorno no objeto. Esse formato deixa uma bolha de ar dentro da mistura.
Na modelagem final, uma espécie de canudo é inserida na bolha. Pelo canudo, uma máquina injeta ar, moldando o líquido até ele ter o formato desejado. Nessa etapa, a temperatura do vidro está em aproximadamente 600 Cº. O vidro então começa a ficar rígido, e então é retirado do molde.
Depois disso, ele está pronto para ser usado.
O estado físico do vidro quase ganha uma condição única, chamada vítreo. Isso só não é possível, pois mesmo sendo algo sólido, sua estrutura molecular é líquida.
A técnica de soprar pode ser feita manualmente. Artesão que fazem esculturas costumam usar essa técnica, com uma espécie de grande canudo.
Também existem vidros feitos de açúcar! Porém, como eles não têm resistência, são muito usados em filmes e novelas, em cenas em que o vidro é quebrado na cabeça dos atores.
A Guaravidros te ajuda a saber a origem do material usado em sua casa!
Ademais, continue acessando nosso blog.
Fonte: Super abril
Imagem: Freepik