Os vidros temperados são fabricados a partir do vidro comum. Por isso, possuem características semelhantes, como a transparência. A diferença é que o vidro temperado passa, durante seu processo de fabricação, por tratamentos térmicos que melhoram suas propriedades. Dessa forma, eles tornam-se ainda mais resistentes.
Entretanto, uma dúvida recorrente de quem adquire esse produto é: como é possível identificar à olho nu se o vidro é ou não temperado? No post de hoje iremos te ajudar a descobrir. Confira abaixo:
Temperados e suas particularidades
Esse tipo de vidro é aproximadamente 5 vezes mais resistente do que os demais vidros. Graças à isso, em casos de quebra, ele forma cacos pequenos, sem pontas e com bordas pouco cortantes. Por isso, ele diminui a ocorrência de acidentes.
Como identificar?
De acordo com a norma técnica NBR 14.698 de vidro temperado, a logomarca do fabricante deve, obrigatoriamente, ser atestada na peça. Essa logo certifica de que o material passou pelo processo de têmpera. Outra forma possível, porém pouco viável, em razão do valor, é utilizar óculos com lentes polarizadas. Isso porque, eles são capazes de expor linhas pretas no vidro. Essas são recorrentes do processo de aquecimento dessas peças.
Uma outra opção é analisar a superfície do material. Após o resfriamento é normal que sua planicidade também seja alterada.
Vidro de segurança
Uma vez que são altamente resistentes, os vidros temperados são recomendados para boxes de banheiros, envidraçamento de varandas, janelas e portas.
A Guaravidros conta com os melhores e mais seguros materiais do mercado do envidraçamento. Solicite um orçamento conosco e sofistique seu imóvel!
Ademais, continue acessando nosso blog.
Fonte: viminas
Imagem: freepik