O vidro é um material usado na construção civil, em casas, escritórios, utensílios domésticos e até mesmo em obras de arte. É difícil pensarmos como seria nossa vida sem essa matéria-prima, mas você sabe de onde ele surgiu? Confira abaixo a história desse material:
De acordo com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), os registros datam de 5000 a.C, quando comerciantes fenícios, ao fazerem uma fogueira na beira da praia, apoiaram blocos de nitrato de sódio para segurar suas panelas. Ao juntar, ocasionalmente, fogo com areia e o nitrato de sódio, formou-se pela primeira vez um líquido transparente que viria a ser chamado de “vidro”.
A produção desse material se difundiu na época do Império Romano. O sucesso do vidro era tanto que, em 300 d.C, o imperador Constantino passou a cobrar impostos e taxas aos vidreiros. Nesse período eles utilizavam moldes e a técnica do sopro para produzir janelas. Entretanto, os sucessivos incêndios provocados pelos fornos, a produção desse material foi transferida para a ilha de Murano. Os artesãos não saíam dela garantir que os segredos relacionados à produção do vidro ficassem guardados.
O início da indústria do vidro que hoje conhecemos se deu, verdadeiramente, durante a Revolução Industrial, graças à evolução tecnológica e aos processos de mecanização trazidos por ela. Em 1950, a Pilkington criou um método chave para a produção do vidro, a flutuação (float). Ele garantia melhores acabamentos e menos irregularidades na superfície.
Também no século XX, foi inventado um outro processo de fabricação, o de folha estirada. Até os dias atuais os produtores de vidros ainda se beneficiam dessas criações.
O processo de criação do vidro não é nada simples. Somente uma produção de qualidade é capaz de conferir à sua casa a segurança e a beleza que ela merece!
Conheça os serviços da Guaravidros!
Ademais, continue acessando nosso blog.
Fonte: viminas
Imagem: freepik