A aplicação de vidro para o fechamento da varanda possibilita mais segurança para os moradores. Porém, para evitar problemas, é preciso usar o tipo de vidro ideal. Por isso, no post de hoje falaremos sobre esse assunto. Confira:
Primeiramente, precisamos ressaltar que a principal responsabilidade civil em relação à segurança de seus condôminos. Portanto, cabe a ele avaliar a existência de regras de padronização para esses fechamentos. Caso elas existam, devem ser transmitidas para os moradores do edifício.
A norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 16259/2014) estabelece que o tipo ideal de vidro a ser usado em varandas devem ser temperados ou laminados. Veja a diferença que há entre eles.
Vidro laminado
O processo realizado durante a produção desse material faz com que ele possua diferentes níveis de resistência, determinados com o uso. A composição dos laminados conta com lâminas de vidro unidas por calor e pressão. Entre elas há uma camada de polivinil butiral (PVB) ou mesmo resina.
Existem, ainda, 3 tipos de laminados:
- Simples: composto por duas lâminas de vidro intercaladas por uma ou mais películas de PVB;
- Múltiplo: possui três ou mais lâminas de vidro intercaladas por duas ou mais películas de PVB;
- Curvo: vidro simples com curvaturas em raios definidos.
O tipo simples fornece segurança, enquanto o múltiplo é ideal para proteções pessoais e patrimoniais.
Vidro temperado
Esse tipo de vidro é produzido a partir de vidro comum. Durante o processo de confecção é submetido a um processo de aquecimento e de resfriamento rápido. Isso aumenta sua resistência, tornando-o 5x mais forte. Portanto, ele é mais resistente às quebras.
Justamente por suportar fortes impactos, flexões, trações e manter-se intacto mediante as altas temperaturas, o vidro temperado é o mais indicado para varandas.
Conheça os serviços da Guaravidros!
Ademais, continue acessando nosso blog.
Fonte: stampavidros
Imagem: freepik