O fechamento de varanda não pode, em hipótese nenhuma, ser feito com qualquer tipo de material. Isso porque, a estrutura precisa oferecer total segurança para os ocupantes dos imóveis, como também para as pessoas que circulam a pé pelas calçadas ou em veículos nas ruas. Por isso, é fundamental que os materiais aplicados nas sacadas sejam resistentes aos impactos naturais como pressão dos ventos e variações de temperatura.

Sabendo disso, uma dúvida pode surgir: qual o tipo de vidro mais indicado para o envidraçamento de uma varanda? Quais são as principais diferenças entre o laminado e o temperado? Continue lendo, pois no post de hoje falaremos sobre tudo isso. Confira:

Vidro laminado

A composição do vidro laminado conta com a união de duas chapas por camadas de PVB (polivinil butiral), uma película plástica e elástica. Essa camada proporciona melhor isolamento acústico e bloqueia as radiações solares. Ao sofrer grandes impactos e quebrar, os pedaços do vidro permanecem presos a essa camada de polivinil butiral, mas o material não fica completamente fragmentado.

Esse tipo de vidro não possui alta resistência mecânica, nem suporta quedas brutas de temperatura. Por isso, ele não costuma ser aplicado na cobertura de varandas em imóveis localizados em áreas onde o inverno é mais rigoroso. O laminado também não é recomendado para locais onde há incidência de ventos fortes.

Vidro temperado

O processo de fabricação do vidro temperado inclui a têmpera. Esse é um tratamento térmico onde o  vidro é submetido a temperaturas que variam de 600°C a 700ºC. Em seguida, a peça passa por um processo de resfriamento. Dessa forma, o choque térmico aumenta a resistência da folha de vidro e seu nível de dureza. Graças à esse procedimento, o vidro temperado apresenta-se até seis vezes mais resistente do que o vidro laminado.

Em casos de acidentes, a peça de vidro fica completamente estilhaçada. Isso reduz os riscos de cortes graves. Após ser submetido ao processo da têmpora, o vidro não poderá mais ser cortado ou perfurado.

Qual é, então, a melhor opção?

Depende. Isso porque, durante a elaboração do projeto, o profissional responsável deve levar em conta as condições climáticas da região e outras especificações técnicas. A escolha entre folhas de vidro temperado ou laminado deve priorizar sempre a segurança dos moradores e a durabilidade dos materiais usados.

Conheça a Guaravidros!

Ademais, continue acompanhando nosso blog.

Fonte: hsenvidracamento